O PROJETO RAYUELA




Bem-vindo!
Nesta página encontrará tudo o que precisa saber sobre o projeto que esteve na origem do jogo RAYUELA, um videojogo educativo que pretende capacitar e educar os mais jovens para os perigos da internet.
Projeto
O RAYUELA é um projeto europeu dirigido aos fenómenos do cibercrime.
A sua missão principal é capacitar e educar as crianças e jovens para o uso da internet através de um jogo.


Porquê RAYUELA?
O nome “RAYUELA” deriva de uma expressão espanhola utilizada para descrever o tradicional jogo da macaca. Nesse jogo, as crianças procuram saltar de “casa” em “casa” desde o ponto de partida – a terra – até chegar ao espaço seguro – o céu.
Esse é também o objetivo do RAYUELA: permitir que as crianças e os mais jovens consigam alcançar um espaço seguro na internet, através de um jogo lúdico e educativo.

Quem colaborou
no RAYUELA?
O consórcio do projeto RAYUELA é composto por 17 parceiros de 9 países da União Europeia.
A equipa de trabalho integra especialistas de várias áreas profissionais e académicas: forças e serviços de segurança, sociólogos, psicólogos, antropólogos, juristas, especialistas em ética, filósofos, informáticos e engenheiros.
A Polícia Judiciária representou Portugal no consórcio, aportando a experiência da investigação da cibercriminalidade cometida por menores e contra menores.
O que é o jogo
RAYUELA?
O RAYUELA é um videojogo didático, interativo e intuitivo, direcionado para crianças e pré-adolescentes com idades entre os 10 e os 16 anos de idade.
O jogo tem 6 ciberaventuras que retratam diversas situações da vida real, abordando fenómenos como o ciberbullying, o aliciamento online, o discurso de ódio, as ameaças cibernéticas, as relações tóxicas online e as fake news.
Para avançar na história, os jogadores têm que tomar decisões, pretendendo-se que as escolhas realizadas reflitam o comportamento que teriam na vida real, com vista a que seja suscitado o debate e a troca de ideias entre menores e adultos, seja na escola ou em casa.
Como foi desenvolvido o jogo RAYUELA?
Numa primeira fase, após o estudo aprofundado sobre os fenómenos criminológicos relacionados com o cibercrime cometido por menores e contra menores, foram efetuadas pesquisas direcionadas aos problemas que mais afetam as nossas crianças e jovens na navegação na internet: ciberbullying, aliciamento online, ameaças cibernéticas e desinformação.
De seguida, foi efetuada uma recolha e análise de dados a nível europeu, que incluiu a realização de entrevistas a atores-chave: vítimas, agressores e especialistas de cada área de crime; a realização de focus groups; e a compilação e revisão de sentenças judiciais.
Determinadas as dinâmicas a abordar nas histórias, as ciberaventuras foram desenhadas para refletirem, da forma mais aproximada e transversal possível, os problemas mais comuns aos jovens na utilização da internet. Todas as histórias foram revistas e aprovadas por comités de ética internacionais, encontrando-se validadas quanto ao conteúdo e à forma como são apresentadas.
Posteriormente, e ao longo de três fases, foram realizados testes piloto em vários países da Europa, que contaram com a participação de centenas de crianças e jovens. Portugal participou na terceira fase dos testes pilotos, com jogadores de várias idades e provenientes de diversos pontos do país.
Ao final de 3 anos de trabalho intensivo, encontra-se disponível o videojogo RAYUELA, uma forma divertida de combater o cibercrime.
Como jogar o
jogo RAYUELA?
O jogo RAYUELA direciona-se a crianças e jovens em contexto educativo, podendo ser aplicado em sala de aula, workshops ou outros tipos de iniciativas preventivas, com apoio de um professor, educador ou outros profissionais habilitados.
As histórias de cada ciberaventura permitem e promovem que posteriormente haja momento a um debate livre, que suscite a partilha de comentários, opiniões e reações ao jogo. O objetivo será sempre o de educar, alertar, sensibilizar e orientar as crianças e jovens para uma utilização segura da internet e nunca censurar, restringir ou punir os seus comportamentos.

Rayuela
em Portugal
O jogo RAYUELA constitui uma importante ferramenta para a prevenção de comportamentos cibercriminosos e pode ser utilizada em estratégias de consciencialização dirigidas ao comportamento online de crianças e jovens.
Esta mais-valia é reconhecida pela Polícia Judiciária, que pretende levar o videojogo às escolas e outras instituições que lidem com menores e desejem participar no projeto.
A estratégia de disseminação do RAYUELA desenvolvida pela Polícia Judiciária passa pela divulgação e implementação do jogo em escolas e outros contextos educativos de todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A Polícia Judiciária disponibilizará inspetores habilitados para prestar apoio nas escolas inseridas nas respetivas áreas geográficas de intervenção, seja em matérias de prevenção ou através de apoio técnico específico no âmbito do videojogo.
Os dados recolhidos no âmbito desta experiência educativa permitem desenvolver melhores estratégias de prevenção, deteção e mitigação de cibercrimes.
Projeto promovido por:
Com o apoio de:



Parceiros







































