21 NOV 2025
O mês de novembro assinalou um período de intensa atividade para a Missão Cibersegura, que reforçou o seu compromisso com a promoção da segurança online e cidadania digital junto da comunidade escolar. Através de um conjunto de iniciativas estratégicas, a mensagem de prevenção e literacia digital foi disseminada a milhares de agentes educativos em todo o país.
As atividades tiveram início no dia 6 de novembro, com a realização de um Webinar, que congregou pessoal docente, não docente e outros profissionais do setor da educação. A sessão focou-se na gamificação como elemento chave para promover um ambiente online mais seguro para crianças e jovens.
Posteriormente, a Missão Cibersegura prosseguiu a sua ação com um ciclo de sessões informativas presenciais, integradas na Campanha de Prevenção do Cibercrime 2025/2026. Estas sessões decorreram em locais estratégicos do país, nomeadamente: Porto, a 11 de novembro; Coimbra, a 14 de novembro; Faro, a 20 de novembro.
Estes encontros constituíram uma oportunidade para apresentar – ou redescobrir – a Missão Cibersegura, partilhar os resultados alcançados no ano letivo 2024/2025 e delinear as futuras linhas de ação. As sessões contaram com uma forte adesão por parte do público-alvo, que incluiu diretores de instituições de ensino e outros dirigentes, agentes educativos e cidadãos interessados na matéria, reforçando a relevância desta causa.
O videojogo RAYUELA como ferramenta pedagógica
Um dos pilares da iniciativa continua a ser o videojogo RAYUELA, uma ferramenta pedagógica inovadora concebida para transformar a aprendizagem sobre segurança online numa experiência interativa e cativante. Está disponível para escolas, e outros contextos educativos, para aplicação até ao final do ano letivo 2025/2026. O videojogo destina-se a crianças e jovens do 5.º ao 9.º ano de escolaridade (10-16 anos).
Junte-se a nós na Missão Cibersegura e contribua para um ambiente online mais seguro e saudável para todos!